Procter & Gamble acusada de homofobia
O dezanove, site de notícias e cultura LGBT em português, está a acusar a Procter & Gamble de homofobia. Em causa está a nova campanha publicitária do champô H&S (Head & Shoulders), da Procter & Gamble, em que a marca questiona “O que é que os homens têm na cabeça?”, respondendo: «Os homens podem ter as mais variadas coisas na cabeça, caspa é que não!”.
Segundo uma análise feita pelo dezanove a campanha lançada no site desenhado para esta campanha, que convida os utilizadores a digitar algumas palavras sobre o que os homens poderão ter na cabeça, é homófóbica. Isto porque ao serem escritas uma série de palavras – como “mulheres”, “carros”, “futebol” ou “sexo” -, surgem, de imediato, vídeos animados. «No caso de tentativas mais inusitadas como “inconstitucionalissimamente” ou “anchovas” o utilizador é remetido para um vídeo com o típico erro 404 (not found)», explica o dezanove. Quando o internauta experimenta palabras do âmbito gay, aparece ora uma professora com ar de mau, cana na mão e com a mensagem “Prometo não escrever mais esta palavra”, ora duas jovens enroladas numa toalha de banho dizendo que “não” com os indicadores. Daí que o site de notícias e cultura LGBT conclua que «além de não querer a inestética caspa na cabeça dos seus clientes, a Procter & Gamble não deseja clientes gays ou com alguma fantasia gay».