Bordallo II inspira-se em série do National Geographic
O National Geographic juntou-se à Câmara Municipal de Cascais para lançar um desafio ao artista plástico Bordalo II. O resultado é uma instalação artística inspirada na série documental “One Strange Rock”, em exibição permanente nos jardins do Museu do Mar.
A instalação desafia a própria visão de Bordalo II sobre o planeta Terra, apresentando um globo construído a partir de plásticos e lixo recolhido pelo artista e pelos pescadores do concelho de Cascais. A obra tem cerca de quatro metros de largura e aproximadamente 300 quilos: todos os objectos utilizados na sua construção foram recolhidos ao longo de três dias.
O objectivo da instalação é alertar para a importância da protecção dos oceanos e da Terra em geral. «Pretendo sensibilizar para o cuidado e atenção ao nosso planeta, que não tem estado em boas mãos nas últimas décadas, porque mudar este cenário depende de cada um de nós. Para que um dia não seja preciso ter de ver o ‘One Strange Rock’ para relembrar tudo aquilo que já destruímos», comenta Bordalo II.