Chance The Rapper acusa Heineken de racismo

A mais recente campanha da Heineken para promover a versão light das suas cervejas está a gerar alguma controvérsia, especialmente junto de Chance The Rapper. O músico norte-americano considera que os anúncios em que a marca afirma “Sometimes lighter is better” são racistas.

A expressão, traduzida para português, significa que “Às vezes mais leve é melhor”, ou seja, que um número mais reduzido de calorias poderá ser melhor. No entanto, em inglés, a palavra “lighter” pode dizer respeito tanto ao peso/calorias como a cor/luz.

Chance The Rapper acredita que a utilização da palavra “lighter” nos anúncios da Heineken têm uma conotação racista por indicarem, alegadamente, que ser mais claro é melhor. A publicação em que o artista partilha a sua visão com o mundo, no Twitter, já conta com perto de 15 mil gostos em cerca de 24 horas.

A Heineken reagiu ao comentário indicando que irá guardar o feedback recebido e que irá utilizá-lo nas próximas campanhas. “Durante décadas, a Heineken tem desenvolvido campanhas de marketing diversas que mostram que é mais o que nos une do que aquilo que nos divide”, refere a marca em comunicado reportado pela AdAge.

Chance The Rapper, entretanto, clarificou a sua posição, esclarecendo que não está a apelar a um boicote à Heineken. Pede, simplesmente, que todos tomem mais atenção aos anúncios que nos rodeiam todos os dias.

Artigos relacionados