Lisboa supera Paris e Londres na qualidade de vida

No ranking das cidades com melhor qualidade de vida, Lisboa encontra-se em 38.º. A capital portuguesa subiu cinco posições em relação à edição anterior da análise “Quality of Living” da Mercer, que envolve destinos dos cinco continentes.

Lisboa supera, assim, cidades como Paris, Londres, Milão, Madrid e Nova Iorque. Em comunicado, a Mercer justifica o bom desempenho da capital com “a melhoria da classificação da categoria associada ao crime na cidade”. Além desta, existem outras nove categorias na base do estudo, incluindo escolas e educação, serviços públicos e transportes, habitação e factores naturais (clima, registo de desastres naturais).

O primeiro lugar do ranking é ocupado por Viena (Áustria) pelo nono ano consecutivo, logo seguida por Zurique (Suíça). Auckland (Austrália) e Munique (Alemanha) partilham a terceira posição, à frente de Vancouver (Canadá). Do top 10, oito cidades são europeias.

No extremo oposto, encontram-se Sana’a (Iemén), Bangui (República Centro-Africana) e Bagdade (Iraque). Estas são, de acordo com o estudo, as cidades com pior qualidade de vida em 2018.

Um dos objectivos da Mercer ao desenvolver este ranking passa por ajudar as empresas a perceber o que enfrentam  os seus colaboradores expatriados: «Com o aumento da globalização e as alterações demográficas da força de trabalho, atrair e reter pessoas é um dos principais desafios para as empresas nos próximos cinco anos», refere Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal.

Tiago Borges, responsável pela área de Rewards da Mercer Portugal, acrescenta que «o sucesso de um processo de mobilidade internacional depende muito do bem-estar pessoal e profissional do expatriado, assim como da sua família».,

Saneamento

Pela primeira vez, a Mercer decidiu elaborar também um ranking exclusivamente sobre as condições de saneamento. Neste caso, são analisadas as infra-estruturas relacionadas com a remoção de resíduos e esgotos, níveis de doenças infecciosas, poluição do ar, fornecimento e qualidade de água.

Honolulu (EUA) é a cidade que lidera este ranking. Seguem-se Helsínquia (Finlândia) e Otava (Canadá), ambas no segundo lugar, e Mineapólis (EUA). Auckland (Austrália) fecha o top 5.

Por outro lado, as cidades com piores condições de saneamento são Baku (Azerbeijão), Dhaka (Bangladesh) e Port Au Prince (Haiti).

Artigos relacionados