BTL estreia espaço para startups
É já no próximo dia 28 que arranca a 30.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A edição deste ano do evento, que regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa (no Parque das Nações) até 4 de Março, conta com algumas novidades, com destaque para o BTL Lab, um espaço de divulgação das empresas de tecnologias de informação.
O BTL Lab ficará localizado no pavilhão 2 da FIL e estará dividido em três áreas distintas: o BTL Tech, um espaço expositivo para empresas tecnológicas já estabelecidas no mercado; o BTL Talks, um lugar de debate e troca de ideias ao nível do sector; e o o BTL Startups, dedicado às empresas tecnológicas com menos três anos de existência. De acordo com a organização, estão já inscritas 20 startups.
«Este ano, há uma mudança substancial em relação a edições anteriores e temos apostas novas. O País está mais moderno e estruturado e nós também queremos uma BTL mais moderna e estruturada. Estamos aqui para servir o sector do turismo», afirmou esta manhã na apresentação do evento Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP – Associação Industrial Portugal, a entidade que organiza a BTL.
Ocupando uma área total de mais de 30 mil metros quadrados, distribuída por quatro pavilhões, a BTL 2018 terá um total de 1300 expositores, dos quais 200 serão de empresas estreantes na feira. No evento, estarão representadas todas as entidades regionais de turismo e mais de 50 municípios nacionais, para além de 41 destinos internacionais.O objectivo da organização passa por ultrapassar a meta dos 75 mil visitantes do ano passado.
A edição deste ano voltará a acolher, nos dias 2 e 3 de Março, a Bolsa de Empregabilidade, uma feira de emprego realizada em parceria com o Turismo de Portugal e o Fórum Turismo. Neste evento, estarão presentes mais de 65 empresas e serão disponibilizadas mais de 8000 oportunidades de emprego na área do turismo e hotelaria, a nível nacional.
A BTL 2018 contará ainda com espaços e programas dedicados ao networking e à atracção de investimento estrangeiro, como sejam o programa Hosted Buyers e os espaços BTL Meeting Industry e BTL Village. «O segredo da BTL é construir uma plataforma de entendimento numa actividade que é uma constelação de serviços. Conseguimos, ao longo destes anos, criar um ambiente de cooperação. Este ano, queremos dar um contributo nesta nova fase de crescimento do turismo», frisou Vítor Neto, presidente do conselho estratégico da BTL.
Actividades para crianças, promoções em viagens, provas de vinhos, degustações, concursos e passatempos são outras das atracções da BTL 2018, que abre ao público em geral no dia 2 de Março.
Texto de Daniel Almeida