Facebook muda novamente o algoritmo
Atenção, páginas de Facebook: sejam relevantes ou preparem-se para morrer. O Facebook tem feito várias alterações ao feed de notícias dos utilizadores mas parece não ter encontrado ainda a fórmula certa. O mais recente ajuste dá pelo nome de Meaningful Interactions e, uma vez mais, tem como objectivo permitir que as pessoas possam interagir com o que mais lhes interessa.
Na prática, o Facebook assegura que irá dar prioridade a publicações que suscitem conversa e inspirem interacções significativas – as tais Meaningful Interactions. E que publicações são estas? Conteúdos que potenciem a troca de comentários e partilhas através do Messenger e que provoquem no utilizador a vontade de reagir.
Amigos e familiares com conteúdos públicos serão os grandes privilegiados, deixando para trás as Páginas. Segundo explica o Facebook, o espaço limitado do feed de notícias implica dar menos protagonismo a conteúdos que sejam consumidos de forma passiva, ou seja, que não promovam interacção.
“Isto significa menos vídeos produzidos profissionalmente e outras publicções de editores ou empresas que não promovem interacções significativas entre as pessoas”, revela a rede social. As consequências desta mudança poderão sentir-se já a curto-prazo, com a redução do tráfego, alcance e tempo de visualização de vídeo.
O Facebook garante que o impacto irá variar de página para página, dependendo no tipo de conteúdos que partilham.