O que a aquisição da Cadbury pela Kraft significa para a publicidade
Se a aquisição da Cadbury pela Kraft Foods tiver sucesso, pode criar uma empresa de bens embalados e doces no valor de 35 mil milhões de euros e uma anunciante global de 1,8 mil milhões de euros. A Advertising Age calcula que as duas empresas devem gastar cerca de 1000 milhões de euros só nos EUA, incluindo em canais mensuráveis e imensuráveis.
De acordo com a TNS Media Intelligence, a Kraft gastou 574 milhões de euros em meios mensuráveis em 2008 e a Cadbury gastou 94 milhões. Enquanto que a Cadbury pode ser mais famosa nos EUA pelos seus ovos da Páscoa, na verdade a empresa gasta a maioria do seu orçamento em marcas de pastilhas, incluindo a Trident, Dentyne e Stride. Nas cinco maiores marcas dos EUA em gastos por anúncio estão os rebuçados Halls e os chocolates Green & Blacks da empresa.
Caso haja uma fusão, parece que inicialmente a WPP acabará por beneficiar – a JWT, uma holding da empresa, tem a conta da Trident, a maior gastadora da Cadbury nos EUA, enquanto que o seu escritório da Ogilvy em Nova Iorque trabalha para a Kraft através da conta Crystal Light. Mas a Ogilvy perdeu várias contas da Kraft para a McGarrybowen da Dentsu, que trata dos molhos para saladas e dos produtos Oscar Mayer. A DraftFCB de Chicago e Nova Iorque, da Interpublic Group of Cos., gere várias das cinco marcas de topo da Kraft, como a Oreo e a DiGiorno.