EUA são a grande aposta do calçado português

A campanha de promoção do calçado português para o próximo ano terá como mercado-alvo os Estados Unidos da América. A Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) está de olhos postos no outro lado do Atlântico e, nesse sentido, apresenta uma campanha com uma linguagem mais jovem, orientada para novos consumidores e mercados.

Alécia Morais, Francisco Henriques, Isilda Moreira, João Lima, Maria Clara, Maria Rosa e Ricardo Gomes são os protagonistas escolhidos para o projecto. Os sete modelos foram fotografados na Madeira, num ambiente que se cruza com outros sectores da economia portuguesa, segundo é explicado em comunicado – vestuário, ourivesaria e turismo também têm um papel importante. “Esta campanha visará transmitir um retrato global de Portugal no exterior.”

A APICCCAPS avança, ainda, que o comércio externo é a principal prioridade para a indústria portuguesa de calçado, que exporta mais de 95% da sua produção para 152 países. Trata-se do equivalente a 81 milhões de pares de calçado, num valor próximo dos dois mil milhões de euros.

Além disso, as exportações de calçado cresceram mais de 60% na última década, atingindo um novo máximo no final de 2016. Durante o mesmo período, o preço médio do calçado português exportado subiu aproximadamente 30% e Portugal apresenta, hoje, o segundo maior preço médio de exportação.

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