Web Summit: A chave do sucesso da campanha de Trump

As sinergias entre a equipa de Data Science e produção de conteúdos foi uma das chaves do sucesso da campanha digital do presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump.

Brad Parscale, director digital da campanha do actual presidente dos Estados Unidos da América, explicou, no Web Summit, que a junção dos dados obtidos com um conteúdo adaptado à audiência permitiu alcançar o sucesso de uma campanha que durou três meses e teve um orçamento de 350 milhões de euros.

«Pela primeira vez, numa campanha eleitoral, tivemos equipas de análise de dados, de produção de conteúdos, entre outras, todas reunidas. E isto permitiu-nos estar em sintonia e produzir resultados com base nas sinergias criadas. O data targeting foi um dos elementos chave da campanha de Donald Trump. Permitiu-nos perceber quem estava do outro lado e comunicar para as pessoas certas», refere Brad Parscale.

O responsável afirma que muitas das campanhas separam os dados da produção de conteúdos e essa é uma ruptura prejudicial. «Tornamo-nos ricos em dados mas pobres em conteúdo. Onde estão os sentimentos e a emoção? São fundamentais aquando da comunicação com o público. Não podemos deixar que os data scientists tracem o caminho errado pois, do outro lado, estão seres humanos», explica.

Para o responsável, o conteúdo perfeito começa com os dados certos. É preciso conhecer o público e actuar com base nos dados mas sempre com o factor humano em destaque. E este é um processo de aprendizagem, pois à medida que os dados são mais precisos, gera-se mais informação acerca do público e produz-se conteúdo que seja do agrado do mesmo.

Conhecer bem a audiência foi o conselho que o Brad Parscale deixou aos presentes, mas ressalvou a necessidade de um elemento fundamental. «Temos de perceber o comportamento humano. É fundamental conjugar o talento criativo com bons dados para produzir melhores resultados. São os dados que ditam o conteúdo. Mas, e isto é essencial, mesmo que existam bons dados e bom conteúdo, há que haver o fundamental: um bom produto», finaliza.

Brad Parscale, director da campanha digital de Donald Trump, aborda no Web Summit a estratégia que levou à vitória nas eleições norte-americanas

Publicado por Revista Marketeer em Quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Texto de Rafael Paiva Reis

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