Um ano de MAAT em números

Está prestes a celebrar-se um ano desde que a zona de Belém, em Lisboa, foi invadida por milhares de pessoas para a inauguração do MAAT. Desde a sua abertura, a 5 de Outubro de 2016, o museu recebeu mais de meio milhão de visitantes e 23 exposições de 442 artistas. Deste total, 137 eram portugueses e 305 estrangeiros. Foram também editadas 22 publicações.

Para completar os números deste primeiro ano de vida do MAAT, resta referir que foi premiado com pelo menos seis galardões (incluindo nos Prémios Marketeer) e noticiado em mais de 400 artigos de meios internacionais.

Pedro Gadanho, director do museu, refere que o número de visitantes superou todas as expectativas. Agora, o objectivo será «motivar o público a voltar pelos conteúdos» oferecidos. Miguel Coutinho, administrador e director-geral da Fundação EDP, acrescenta, em comunicado, que este é um projecto que desafia diariamente «a contribuir para uma cidade mais atraente e cosmopolita».

O mesmo responsável indica que a construção do MAAT e do jardim que o rodeia permitiu fazer com que o campus da Fundação EDP constitua, hoje, «uma nova centralidade de cultura e de lazer em Lisboa».

Para assinalar o primeiro aniversário, o MAAT preparou uma programação especial que arranca com um concerto de Moullinex. O músico português vai apresentar “Hypersex” já amanhã.

No dia seguinte, irá realizar-se o Open Day do MAAT. Qualquer pessoa poderá visitar livremente as exposições do museu, participar em conversas e oficinas.

Artigos relacionados