Provérbios portugueses saltam para cadernos do Porto
A Oh! Não garante que não é apenas mais uma marca de papelaria. É uma marca que aproveita algumas das expressões e provérbios portugueses mais conhecidos para garantir que não caem no esquecimento.
Mafalda Magalhães Basto, mentora do projecto, conta à Marketeer que receia que alguns ditados se percam de geração para geração. Ao aplicar os mesmos aos seus cadernos e artigos de papelaria, contribui para a manutenção da tradição nacional e para a divulgação junto dos mais jovens.
Além disso, percebeu que algumas expressões irão sempre fazer sentido, passem os anos que passarem: “Quem corre por gosto não cansa” é exemplo disso.
A designer do Porto conta ainda que a Oh! Não nasce da vontade criar algo novo: «Questionei-me várias vezes de que forma é que poderia diferenciar os produtos e juntei a isso o meu sentido patriota e o achar que devemos valorizar o que é português. Acima de tudo, temos que ter orgulho no que é nosso, na nossa cultura.»
Os produtos da Oh! Não podem ser encontrados apenas em três lojas do Porto: Serralves, Barraquinha (na District Batalhar) e Lionesa. Blocos de notas, canetas, cadernos A5, postais e calendários são os artigos desenhados por Mafalda Magalhães Basto, sendo que todos são produzidos à mão e com recurso a papel reciclado.
Texto de Filipa Almeida