Exportação de vinhos alentejanos sobe 28%
Nos primeiros seis meses deste ano, a exportação de vinhos alentejanos aumentou 28% em valor e 17% em volume, face a igual período de 2016. Os dados são da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), segundo a qual o preço médio por litro também subiu 9%, considerando os vinhos DOC e regionais.
Se tivermos em conta apenas os vinhos DOC, o preço médio de exportação entre Janeiro e Junho cresceu 13% no que diz respeito ao Alentejo. Os regionais subiram 8%.
Relativamente aos vinhos a nível nacional, registam-se saltos de 5 e 4% nas categorias DOC e Regional, respectivamente. Juntas, as duas categorias apresentam um aumento de 4% face ao primeiro semestre do ano passado.
Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e França são os países que mais importaram vinho alentejano. Estes cinco mercados são responsáveis por 57% do valor exportado e 55% da quantidade. Actualmente, os vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejo chegam a 112 países e, de acordo com a CVRA, o volume exportado duplicou nos últimos 10 anos.
«Esperamos superar os resultados do ano passado, pois o segundo semestre é mais forte, e fechar 2017 como o melhor ano na exportação», afirma Francisco Mateus, presidente da CVRA.