Design da UEFA Nations League tem assinatura portuguesa

A Young & Rubicam Branding, agência sediada em Lisboa, é a responsável pelo conceito e design da UEFA Nations League, a nova competição de futebol do continente europeu. De acordo com a agência, a identidade gráfica desenvolvida tem por base as características do torneio, o primeiro em que as 55 selecções nacionais associadas da UEFA irão jogar contra equipas de ranking equivalente.

Em comunicado, a Young & Rubicam Branding explica que o novo torneio é o primeiro a seguir a seguir o formato de liga. Isto significa que as nações participantes poderão subir de liga tendo em conta os resultados que conquistarem.

A imagem da UEFA Nations League reúne, deste modo, as cores das 55 bandeiras nacionais das selecções que irão participar na competição. “Uma identidade que, tal como o torneio, está em constante mudança”, explica ainda a agência, uma vez que os triângulos que compõem a identidade podem ser movidos para cima e para baixo consoante as subidas e decidas de liga de cada um dos países.

«A nossa abordagem a esta marca foi totalmente nova. Perguntámo-nos: se em 2017 nunca ninguém tivesse inventado um logótipo, como é que este seria? E a resposta foi que seria algo dinâmico, em vez de estático, e que seguiria as emoções dos jogos e dos seus resultados», esclarece Hélder Pombinho, director Criativo da Y&R Branding.

Pedro Gonzalez, director-geral da agência, por seu turno, acredita que a solução a que chegaram «não só está em linha com a ambição e relevância deste novo torneio, como contribuirá de forma decisiva para ligar os fãs de futebol à UEFA Nations League».

Artigos relacionados