IKEA Place chega para facilitar compras

Uma aplicação de realidade aumentada (AR) que permite aos clientes experimentar e partilhar ideias e soluções de mobiliário e decoração. É esta a mais recente aposta da IKEA e que foi denominada IKEA Place.

“A aplicação IKEA Place vai facilitar a decisão de compra e inspirar os nossos clientes a testar vários produtos, estilos e cores diferentes em espaços reais, através de um deslizar de dedo. A realidade aumentada e a realidade virtual irão revolucionar o mercado de retalho, tal como a internet o fez, só que desta vez isso acontecerá muito mais rápido”, afirma Michael Valdsgaard, director de transformação digital de Inter IKEA Systems.

A aplicação – construída a partir da nova tecnologia ARKit da Apple – redimensiona os produtos, adaptando-os à dimensão real dos espaços. A tecnologia permitirá visualizar a textura do tecido, assim como a luz e a sombra que incidirão sobre a peça.

“Sabemos que o processo de compra de um sofá não é o mesmo que para comprar um tacho, ou um lençol. Muitas vezes os nossos clientes têm dúvidas no momento de comprar produtos. Através desta aplicação, vamos tornar todo o processo mais fácil”, diz Riccardo Navone, director de marketing da IKEA Portugal.

A IKEA Place vai estar disponível a partir de dia 19 de setembro, na App Store da Apple, tendo mais de 2.000 produtos IKEA disponíveis. Numa primeira fase, serão disponibilizados produtos de maior dimensão, especialmente para a sala de estar, como sofás, poltronas, bancos, mesas de apoio e uma selecção de soluções de arrumação mais procuradas pelos clientes IKEA. A IKEA Place também permite ao utilizador inserir uma imagem ou vídeo do espaço na aplicação e partilhar com amigos.

Artigos relacionados