Nobre Casa de Cidadania homenageia sete portugueses
Artur Brito, Alexandre Borges, Laura Vasconcellos, Odete Costa, Sofia Nunes, Nuno Galvão e Vera Mendes são os nomes que a Nobre Casa de Cidadania homenageou com o “Título de Cidadão Nobre”. A cerimónia decorreu no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.
Os sete cidadãos já tinham sido agraciados com o Louvor Nobre Casa de Cidadania, segundo é explicado em comunicado. Porém, após uma análise realizada pela Comissão de Honra da organização, decidiu-se atribuir também o título máximo a cada um dos indivíduos.
“Ao atribuir a mais alta distinção a estes cidadãos, a Nobre Casa de Cidadania reconhece em cada uma destas pessoas os valores Cidadania, Cooperação, Ética e Responsabilidade”, explica a organização.
O que motivou a homenagem? Artur Brito viajou de Faro até ao Nepal de mota para angariar fundos para a melhoria das condições de vida da população deste país asiático. Alexandre Borges resgatou três crianças do Lago Volta, sustentou-as e criou a ONG Filhos do Coração.
Laura Vasconcellos viajou até Nairobi para ajudar crianças órfãs e vulneráveis e criou um orfanato na periferia da cidade. Odete Costa fundou o Movimento Lírio Azul a favor das mulheres, crianças, deficientes e comunidade surda.
Sofia Nunes e Nuno Galvão adquiriram um aparelho auditivo para uma criança da Tanzânia, permitindo que ouvisse. Por fim, Vera Mendes angariou protectores solares e chapéus-de-sol para pessoas com albinismo e trabalhou com a associação Kanimambo.