Pirataria de música aumentaria 29% sem o YouTube
O valor gerado através de publicidade permitiu ao YouTube pagar mais de mil milhões de dólares (920 milhões de euros) à indústria da música, entre Janeiro e Dezembro do ano passado. Perante dados como este, a plataforma da Google acredita que não só garante o pagamento aos criadores como exerce um efeito promocional na música.
Contudo, refere o YouTube no estudo “Value of YouTube to he music industry – Cannibalisation”, algumas pessoas consideram que o YouTube tem um impacto negativo no sector, não pagando o suficiente pelos conteúdos que disponibiliza e canibalizando outros serviços.
Depois de ouvir 1500 utilizadores e de analisar dados referentes à visualizações e streams, o YouTube concluiu que existem duas razões que contrariam a hipótese da canibalização: na ausência do YouTube, 85% do tempo passado a ouvir música teria como destino canais que geram menos valor para os artistas (televisão, rádio AM/FM e rádios online); e na ausência do YouTube, o tempo passado a ouvir música pirata aumentaria em 29%.
O mesmo estudo, realizado em parceria com a RBB Economics e o Survey Monkey, procurou perceber se existiria uma relação entre o bloqueio de músicas no YouTube, nomeadamente na Alemanha, e o número de streams desse mesmo tema noutras plataformas. O YouTube concluiu que não existe um impacto directo.
“Com base nestes dados, não encontramos nenhuma prova de canibalização significativa por parte do YouTube face a outros serviços de música legítimos”, refere a plataforma.