Nos Alive vence Maratona dos Festivais de Verão
Entre Setembro do ano passado e Abril deste ano, o Nos Alive foi o festival de Verão com melhor desempenho mediático nos meios de comunicação social portugueses. A conclusão é da Cision, cujos dados anteriores colocavam o Rock in Rio em primeiro lugar.
O ranking Maratona dos Festivais de Verão, que tem em consideração dois mil meios de comunicação nacionais, determina, agora, o Nos Alive como vencedor, tendo sido publicadas 2934 notícias sobre o evento durante o período em análise. O segundo classificado é o Super Bock Super Rock, mencionado em 1425 notícias, cerca de metade face ao festival realizado no Passeio Marítimo de Algés.
O Meo Sudoeste ocupa o terceiro lugar, com 908 referências. Seguem-se os festivais Vodafone Paredes de Coura, Meo Marés Vivas, Nos Primavera Sound, EdpCoolJazz, Sumol Summer Fest, Festival Vilar de Mouros, O Sol da Caparica, Bons Sons e RFM Somnii.
Em termos de exposição nas rádios e televisões, porém, é o Super Bock Super Rock que lidera, tendo ultrapassado as três horas de tempo de antena. O Nos Alive surge logo a seguir, com aproximadamente 2h45. O Meu Sudoeste conquistou mais de 1h30 em rádio e TV.
Ainda assim, a diferença em termos de tempo de antena não foi suficiente para alterar o ranking geral. A metodologia da Cision permite classificar o desempenho mediático dos festivais de Verão com base no número de notícias, espaço e exposição em rádio e televisão, oportunidades de visualização e valor do espaço editorial.