Comunicação em destaque nas vagas de estágio do PEJENE

A 25.ª edição do Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas (PEJENE) tem cerca de mil vagas disponíveis. Este ano, a área mais procurada pelas empresas parceiras da iniciativa é a da Comunicação, Publicidade e Marketing, que reúne 19% das ofertas.

Segue-se Economia, Finanças e Gestão de Empresas (13%), Apoio Administrativo e Secretariado (10%) e Informática e Tecnologias (9%). A Fundação da Juventude, que organiza o programa de estágios, revela que se verifica também, este ano, um aumento de mais de 100% em áreas como Relações Internacionais e Arqueologia.

«Acreditamos que muitas das vagas estão relacionadas com o ‘amadurecimento’ do tecido empresarial e com a necessidade de fazer face a um mercado cada vez mais competitivo, no qual os jovens de elevada qualificação têm uma palavra a dizer e um contributo a dar», afirma Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude.

O responsável considera ainda que muitos dos estágios estão relacionados com «áreas que começam agora a ser encaradas com prioritárias, como seja a Comunicação, Marketing, Design ou Tecnologias».

Os distritos de Lisboa, Porto e Leiria são os que reúnem mais vagas disponíveis, em linha com a edição do ano passado. Em termos de crescimento homólogo, o destaque vai para Santarém, Beja e Açores, onde no ano passado não existia nenhuma oportunidade de estágio e, agora, existem 13 ofertas.

Artigos relacionados