Indústria do calçado continua em alta
No essencial, «o terceiro trimestre de 2010 deu continuidade ao período muito favorável que a indústria portuguesa de calçado está a atravessar». Quem on revela é o Boletim de Conjuntura da APICCAPS editado pelo Centro de estudos de Gestão e Economia Aplicada da Universidade Católica do Porto. Entre os inquiridos para efeito da preparação deste boletim, os que consideram que o estado dos negócios é bom superam os que pensam que é mau em 24 pontos percentuais, o saldo mais elevado de sempre.
Esta avaliação da conjuntura «alicerça-se no crescimento da carteira de encomendas e dos níveis de produção e utilização da capacidade. Para muitas empresas, as principais dificuldades prendem-se agora com o acesso a factores de produção, nomeadamente com o preço das matérias-primas e com a escassez de mão-de-obra qualificada. Isto porque, pelo terceiro trimestre consecutivo, as empresas que estão a contratar pessoal são mais numerosas do que as que o estão a dispensar», revela o documento.
Os inquiridos perspectivam que o último trimestre do ano seja semelhante ao agora terminado: a carteira de encomendas deverá manter-se forte e a produção não deverá diminuir.