Lisboa comemora valores de Abril

O mês de Abril, sinónimo em Portugal de Revolução dos Cravos e liberdade, vai ser celebrado em Lisboa com um conjunto de actividades que pretendem recordar os valores e as conquistas alcançadas neste mês. A programação, a cargo da EGEAC, dará um destaque especial à América Latina, já que Lisboa é, este ano, Capital Ibero-Americana da Cultura.

A exposição “Operação Condor”, tributo do fotógrafo João Pina às vítimas da aliança político-militar das ditaduras da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, é uma das actividades previstas. Será a estreia da exposição em Portugal, a ter lugar no Torreão Poente da Praça do Comércio, no próximo dia 20.

A 24, o Terreiro do Paço receberá o concerto Canções para Revoluções, protagonizado por artistas como António Zambujo, Lura, Sílvia Perez Cruz e Vitorino. Os músicos serão acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pelo coro Lisboa Cantat.

A programação de Abril inclui ainda o Festival Política, cujo objectivo é discutir a abstenção e promover a reflexão sobre a participação democrática dos cidadãos. O evento vai decorrer no Cinema São Jorge, nos dias 21 e 22.

Para quem tem curiosidade sobre o tema censura, o edifício da Rank Filmes terá a sua sala de projecção privada aberta ao público, pela primeira vez, para dar a conhecer o espaço onde terão sido visionados vários filmes pela Comissão de Censura aos Espectáculos do Estado Novo. O filme “Censura: alguns cortes”, de Manuel Mozos, será exibido durante três dias.

Por fim, a EGEAC sugere uma visita ao Museu do Aljube, que irá acolher a segunda edição dos “Dias da Memória”.

Artigos relacionados