97% dos consumidores portugueses preferem lojas físicas, mas gastos online já chegam a 22%

A in-Store Media em parceria com a Nielsen, apresentou um relatório que dá conta que os consumidores em Portugal têm vindo a gastar mais, tanto em compras realizadas online como em lojas físicas. Este aumento reflete um perfil de consumidor mais exigente, que valoriza cada vez mais a relação entre qualidade e o preço.

O estudo procura desvendar os hábitos e preferências de consumo atuais, fornecendo às marcas insights que permitam maximizar o retorno dos seus investimentos em Retail Media. Um dos principais destaques é que as lojas físicas continuam a dominar como o canal de compra preferido, utilizado por 97% dos consumidores, enquanto o comércio online já conta com uma adesão significativa de 22%.

Os supermercados e hipermercados mantêm-se como os formatos de compra mais procurados. Os hipermercados, em particular, registaram um ligeiro aumento na penetração (1,6%), enquanto os supermercados observaram um crescimento de 1,1% no ticket médio de compra. Já os discounts enfrentaram uma ligeira quebra na penetração (-0,8%) e no valor total de vendas (-0,5%). No caso das lojas online, promoções (12%) e custos de entrega reduzidos (11%) são os fatores mais valorizados, enquanto nas lojas físicas se destacam a qualidade e o preço (22%) e a proximidade (15%).

O diretor geral da in-Store Media Portugal, Jordi Cassany, sublinha que estas mudanças “refletem um consumidor mais exigente e sofisticado, cuja fidelidade às marcas é agora determinada por fatores como qualidade e variedade, em detrimento de uma preocupação exclusiva com o preço.”

Verifica-se um aumento nos gastos globais em ambos os canais. Embora o ticket médio permaneça estável, a frequência de compra aumentou, especialmente no offline, onde os consumidores compram mais de três vezes por semana, em comparação com uma vez por mês no online. O valor médio do ticket é de 51 euros online, o dobro do registado nas compras offline (22 euros). Jordi Cassany enfatiza que o foco das marcas deve ser aumentar o ticket médio por visita, com estratégias adequadas de Retail Media.

Categorias como café (43%), alimentação animal (39%) e cerveja (35%) destacam-se pela lealdade dos consumidores. Em contrapartida, snacks (11%), alimentos biológicos (9%) e refeições preparadas (7%) apresentam menor fidelização, com maior sensibilidade a promoções, especialmente nos snacks e batatas fritas (71%) e doces como chocolates (70%). Por outro lado, categorias como café (28%) e cerveja (26%) são menos influenciadas por promoções.

A marca própria também desempenha um papel relevante em categorias como higiene e limpeza (92%) e refeições preparadas (91%), sendo frequentemente considerada pelos consumidores como uma alternativa confiável.

O estudo identifica quatro perfis distintos de consumidores em Portugal. Os Engaged Shoppers (18%), jovens entre os 18 e 35 anos, são influenciados pelas redes sociais, preferem lojas premium e têm elevada abertura para experimentar novos produtos. Os Deal Seekers (28%), maioritariamente mulheres entre 35 e 55 anos, valorizam promoções e exploram novas lojas, mantendo uma lealdade significativa às marcas.

Já os Attentive Shoppers (25%), entre os 55 e 65 anos, são detalhistas, pesquisam antes de comprar e, embora sensíveis a promoções, mostram-se menos recetivos à inovação. Por fim, os Constrained Shoppers (29%), também entre os 55 e 65 anos e maioritariamente homens, são pouco influenciados por redes sociais e promos, preferindo marcas próprias e mostrando baixa fidelidade a marcas e lojas.

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