94 marcas portuguesas de calçado na maior feira do mundo
Ao todo, são 94 as marcas portuguesas de calçado que vão participar, a partir de domingo, na Micam, a mais importante feira de calçado do mundo, em Milão.
A presença no certame insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) e pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), com o apoio do Programa Compete, e visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização.
Ao todo, mais de 1600 expositores, de aproximadamente 50 países, e mais de 40 mil visitantes profissionais marcarão presença na Micam. Portugal será a segunda maior delegação estrangeira na feira de Milão, sendo apenas superado pela Espanha.
«No total, prevê-se que mais de 150 empresas da fileira portuguesa de calçado participem, em 2011, neste mega-programa de promoção à escala internacional, num investimento global na ordem dos 11 milhões de euros e que se traduzirá na presença em mais de 70 fóruns internacionais da especialidade. Só em Setembro o sector participará em 16 eventos distintos no exterior, com destaque para a presença em Paris (20 empresas), Dusseldorf (71 empresas participaram na GDS) e Milão (mais de 90 marcas vão participar na Micam)», informa a APPICAPS.