91% dos portugueses compraria um smartphone recondicionado. Metade não venderia

Os portugueses parecem estar mais preocupados com o ambiente e com o impacto que as suas escolhas têm no planeta, já que 91% dos consumidores nacionais entre os 18 e os 64 anos diz considerar comprar um smartphone recondicionado online.

Os dados são de um estudo realizado pela Swappie, empresa de compra e venda de iPhones recondicionados, e conduzido pela empresa de estudos de mercado Kantar, que inquiriu mil indivíduos sobre as suas preferências de compra e venda por este tipo de smartphones.

A tendência de optar por aparelhos recondicionados é mais evidente nas regiões de Lisboa (92%), Porto (88%), Algarve (82%) e Braga (91%), e diz respeito aos grupos etários mais jovens, entre os 18 e os 44 anos.

Os dados revelam ainda que, quando os consumidores consideram a compra de um equipamento recondicionado, a “responsabilidade” e a “conveniência” surgem entre os principais factores de decisão de compra, reconhecendo que a escolha de um smartphone recondicionado em vez de um novo é uma escolha sustentável, uma vez que respeita o ambiente e promove a economia circular.

Outro factor-chave enumerado pelos consumidores é a poupança financeira que esta escolhe permite, considerando também que a qualidade de um smartphone recondicionado é comparável à de um dispositivo novo.

E, se por um lado os portugueses estão dispostos a comprar online um telemóvel que já pertenceu a alguém anteriormente, o mesmo não se pode dizer sobre venderem o seu próprio smartphone para que tenha um destino semelhante.

O estudo conclui que enquanto metade dos inquiridos consideraria vender o dispositivo, tanto online como em lojas físicas, 26% refere não estar interessado em vender o seu smartphone. Assim, apenas 14% dos inquiridos vendeu efectivamente o seu antigo smartphone, enquanto mais de metade preferiu mantê-lo como um smartphone de reserva (65%) no caso de o principal parar subitamente de funcionar.

«Em Portugal ainda existem, inevitavelmente, barreiras a ultrapassar quando se trata de smartphones recondicionados – é necessário educar os utilizadores em relação aos benefícios da renovação, apresentando os serviços que uma empresa profissional e fiável como a Swappie oferece aos consumidores, tanto quando se trata de vender um smartphone como quando estes precisam de comprar um», afirma, em comunicado, Luísa Vasconcelos e Sousa, responsável da Swappie no mercado português.

Artigos relacionados