Se é fã de réplicas baratas de marcas tem de conhecer a Hacoo

Os smartphones e a Internet em geral revolucionaram a forma como fazemos compras, sendo que a maioria das compras é feita online. Há muitas razões para a ascensão desta modalidade: não é preciso viajar, pois até entregam a encomenda em casa, há uma enorme variedade de produtos, modelos e tamanhos e, acima de tudo, temos a oportunidade de encontrar o que procuramos a um preço mais baixo.

Por esta razão, surgiram muitos portais de compras, como a Amazon, para além de todas as lojas virtuais das marcas que conhecemos, mas, ao mesmo tempo, surgiram também muitas aplicações chinesas que se destacam por oferecerem uma qualidade semelhante (talvez um pouco abaixo da original), mas com preços muito mais baratos, como a Temu ou a Aliexpress.

Mas agora surgiu uma nova aplicação que se tornou viral em Espanha, e a grande razão para isso é o facto de oferecer réplicas de marcas de topo como The North Face, Nike, Adidas, Loewe ou o que quer que esteja à procura, a preços ridículos. O boom desta plataforma deve-se ao facto de, nas redes sociais, centenas de utilizadores estarem a partilhar as suas compras e a mostrar os produtos que estão a receber.

“Uma desvantagem do Hacoo são os custos de envio, por isso recomenda-se que compre em grupos para manter o custo baixo. O tempo de espera é normalmente de 2 a 3 semanas e fiquei muito satisfeita com a qualidade dos produtos”, diz Elena Domínguez, utilizadora do Hacoo.

Para dizer a verdade, o Hacoo não é totalmente novo: era originalmente conhecido como SaraMart e, embora tenha mudado de nome, a plataforma permanece essencialmente a mesma. A aplicação oferece milhões de produtos de diferentes marcas e categorias, desde moda e eletrónica a artigos para o lar, e não só se destaca pelos seus preços baixos repletos de ofertas e descontos, como em muitos casos os portes de envio são gratuitos.

A grande questão é saber se a Hacoo é legal ou não, uma vez que parte do princípio de que todos os produtos que vende são contrafeitos. Mas a chave da aplicação, e a razão pela qual não é ilegal em si mesma, é que a Hacoo funciona como uma plataforma de comércio eletrónico que liga vendedores a compradores.

A aplicação está desenhada como se fosse o TikTok ou o Instagram, ou seja, vai-se descendo e descendo e os produtos vão aparecendo, mas o segredo é que estes produtos, apesar de imitarem os verdadeiros, não colocam o nome da marca em nenhum momento. Por outras palavras, se for ao Hacoo e procurar um casaco The North Face, a página dir-lhe-á que não existe (pois estaria a violar a lei da propriedade intelectual), mas se procurar casacos pretos, encontrará modelos que replicam os da marca e , mesmo quando chegarem, terão o logótipo e tudo.

O Hacoo não é alheio a esta prática, nem as autoridades, mas há uma espécie de vazio legalporque, como dissemos, os vendedores não promovem os seus produtos com os nomes das marcas que falsificam e, muitas vezes, apenas partilham fotografias em que o logótipo também não é visível, pelo que, teoricamente, não estão a vender falsificações.

O problema é que, para encontrar essas falsificações perfeitas, os utilizadores recorrem a grupos no Telegram ou nas redes sociais, onde outros utilizadores partilham links para compradores destes produtos. Assim, comprar no Hacoo não é ilegal, no entanto, fica na consciência de cada um se está a comprar uma contrafação (caso isso lhe cause alguma dúvida).

Artigos relacionados