89% dos produtos inovadores falham. Porquê?

Em média, 89% dos produtos considerados inovadores falham na sua chegada ao mercado. A Loop e a Kantar Worldpanel juntaram-se para discutir o problema e encontrar formas de corrigir os erros, partindo do relatório Kantar “Hora de Reagir”. De acordo com César Velancoso, director Consumer Insights da Kantar Worldpanel, a solução para o nível de mortalidade das propostas de carácter inovador passa por apostar em ideias genuínas «e não em resposta a outros produtos concorrentes».

Antonio Flores, CEO da Loop, acredita no mesmo princípio: «Não há novas necessidades, mas sim as necessidades de sempre.» O responsável acrescenta ainda que é importante ser proactivo e não apenas reactivo.

O encontro que uniu as duas consultoras levou ainda a outra conclusão: a descoberta da inovação por parte do consumidor aliada a uma experiência de loja pode contribuir para o sucesso do novo produto quando chega ao mercado. Outras práticas como comunicação massiva, alcance de mais de 50% da quota no mercado de distribuição e venda em retail também ajudam na facilidade da descoberta.

Outro conselho apontado envolve estar atento “a taxas de repetição para que a reacção às dificuldades de implementação seja mais eficaz”.

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