888.pt cria site dedicado ao jogo responsável
O operador de apostas 888.pt lançou um site dedicado ao jogo responsável, afirmando tratar-se do primeiro espaço digital em Portugal criado exclusivamente para este tema.
O objectivo desta iniciativa consiste em alertar para a importância do jogo consciente, comunicando as ferramentas disponíveis para evitar comportamentos aditivos, bem como afastar jogadores menores de idade.
Para prevenir os comportamentos aditivos, a 888.pt construiu uma ferramenta interna de monitorização – o Observer -, que utiliza informações do banco de dados de utilizadores da plataforma e mede as mudanças no comportamento de jogo. Alguns dos indicadores são aumentos inesperados no tempo ou dinheiro gastos no website. O sistema está programado para identificar e sinalizar inúmeras variantes comportamentais principais que, combinadas, podem indicar sinais de alerta indicando possíveis problemas na conduta do utilizador.
Uma vez sinalizados pelo Observer os casos podem ser resolvidos automaticamente através de pop-ups ou bloqueio ao jogo. Paralelamente, os jogadores podem utilizar mecanismos par controlar o seu nível de jogo, desde solicitar uma pausa ou auto-exclusão do site.
«A ideia da 888.pt é que os jogadores se possam divertir, de forma consciente, com total controlo sobre o seu comportamento, daí ser necessário informar e prevenir. Nos casos em que tal não é possível, a plataforma disponibiliza os contactos com entidades parceiras, como é o caso do SICAD [Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências] para que todos os utilizadores tenham um acompanhamento profissional que permita a resolução de qualquer comportamento aditivo», explica Mónica Rangel, Head of PT Markets da 888 Portugal.
A empresa afirma que o número de jogadores online em Portugal tem acompanhado o aumento dos valores de receita bruta, tendo atingido valores recorde no último trimestre de 2020. De acordo com a Sociedade de Regulação e Inspecção de Apostas (SRIJ), o número de novos jogadores aumentou 79,2% em 2020, sendo que, no último trimestre do ano passado, registaram-se 293,8 mil novos utilizadores.