88% dos consumidores com mais de 55 anos sente-se mal representado na publicidade

Quase 90% (88%) dos consumidores com mais de 55 anos sente-se mal representado na publicidade, de acordo com um estudo elaborado pelo MullenLowe Group do Reino Unido. Isto embora os dados demonstrem que para 71% dos inquiridos há uma maior probabilidade de comprarem os produtos a marcas que realmente os representem.

Já o “Mirror on the Industry Report”, do canal britânico Channel 4, revela que apenas 12% dos anunciantes neste mercado elege alguém com mais de 50 anos para protagonizar uma campanha, independentemente do sector. Assim, 87% dos adultos acima dos 55 anos sente-se sub-representado na tecnologia, 79% no entretenimento e 76% na cosmética.

Nos casos em que pessoas nessa faixa etária aparecem de facto em anúncios, são habitualmente retratados como alguém que precisa de ajuda e de quem se deve ter pena. Desta forma, 7% dos inquiridos no estudo do MullenLowe Group diz sentir-se zangado com a situação e 15% deprimido ou desanimado.

«Espero que isto sirva como uma chamada de atenção para o sector publicitário. O objectivo da indústria sempre foi o de despertar reacções emocionais no público e de criar projectos com os quais as pessoas se possam relacionar. Se é incapaz de o fazer então precisamos de repensar a forma como estamos a trabalhar», diz, citada pelo The Drum, Ayesha Walawalkar, Chief Strategy Officer at MullenLowe Group.

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