86% dos restaurantes já estão a facturar
O sector da restauração continua o seu percurso de recuperação, ainda que a ritmo lento. De acordo com os dados mais recentes da Reduniq, na última semana, 86% dos restaurantes nacionais já estavam a facturar.
O relatório da Reduniq revela ainda que no último fim-de-semana (6 e 7 de Junho) houve um pico de facturação, com os restaurantes a atingirem 91% dos valores pré-pandemia, sendo que a base de comparação é a primeira semana de Março. No entanto, olhando para os outros dias da semana, é possível constatar que os valores ficaram a cerca de metade (50%) dos registados no início de Março.
Ainda no que toca ao sector da restauração, a facturação média semanal por ponto de venda activo encontra-se nos 1.368 euros (mais 5% face à semana anterior), enquanto o ticket médio é de 18,36 euros, um valor próximo dos 18,99€ registados há três meses.
A Reduniq destaca ainda o crescimento da categoria de cosmética e perfumes, que na última semana teve um crescimento de 150% da facturação em relação à semana anterior. Em relação ao número de pontos de venda activos, estes representam já 80% do total, quando na semana anterior este valor apontava para os 56%.
Ainda de acordo com o relatório da Reduniq, as compras em lojas físicas continuam a aumentar, registando um aumento de 38% na última semana, em comparação com a fase 1 do desconfinamento. Destaque ainda para a utilização de cartões com tecnologia contacless, que praticamente duplicou (93%) desde a primeira semana de Março, e representa agora quase 24% das compras em lojas físicas.