85% dos portugueses sente culpa ao comprar produtos embalados em plástico

A crescente consciência ambiental afectou o grau de conforto que os portugueses têm em relação ao seu comportamento enquanto consumidores. De acordo com o Observador Cetelem Consumo Sustentável 2022, 85% dos portugueses assume um sentimento de culpa ao comprar produtos embalados em plástico, quando consome carne (76%) ou quando compram roupa nova (76%), por exemplo.

Comparando as faixas etárias, observa-se que os mais velhos, dos 65 aos 74 anos, tendem a sentir menor impacto em relação aos seus comportamentos de consumo. Contudo, existem outros grupos etários que aparentam sentir maior impacto quando fazem opções específicas. Contudo, dos 18 aos 24 anos, o impacto sentido é maior quando compram um telemóvel novo quando ainda têm um a funcionar (68%) ou quando comem fast food (75%).

Os entrevistados dos 34 anos 44 anos  admitem sentirem-se mais desconfortáveis quando dirigem um carro a diesel ou gasolina (83%). Já os dos 45 aos 55 anos é quando utilizam o carro em viagens em que podem optar por transportes colectivos ou viajar de bicicleta (69%).

Analisando por regiões, o estudo conclui que os inquiridos que residem nas regiões Centro (91%) e Norte (90%) sentem-se assim com maior frequência quando compram produtos embalados em plástico, em comparação com os residentes do Sul. O mesmo acontece no que respeita a consumir carne e a adquirir roupas novas (89% residentes de Norte e Centro, respectivamente; 67% dos residentes do Sul).

De acordo com os dados, um em cada três inquiridos concorda que a redução do consumo de proteína animal poderá ter um impacto positivo na protecção do ambiente, sendo os inquiridos com idades entre os 18 aos 44 anos, os que mais concordam com esta ideia. Por outro lado, os consumidores mais velhos, dos 55 aos 64 anos (20%) e dos 65 aos 74 anos (19%), são os que estão mais reticentes relativamente a esta afirmação, assim como os residentes na região Centro (25%).

O estudo revela também que 34% dos portugueses já reduziu o consumo de proteína animal nos últimos anos por motivos de protecção ambiental. Sobre os planos futuros, 36% diz que apesar de ainda não terem reduzido o consumo de proteína animal, pensam fazê-lo. Já 60% dos indivíduos assume que não tenciona reduzir mais o consumo de proteína animal no futuro, nomeadamente os mais velhos (69%), dos 65 aos 74 anos, e residentes no Centro do País (74%).

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