84% dos portugueses vão comprar os presentes de Natal em lojas físicas
Apesar do crescimento do e-Commerce, a grande maioria (84%) dos portugueses continua a preferir deslocar-se às lojas para fazer as suas compras de Natal, conclui o estudo Observador Cetelem Natal.
De acordo com a entidade responsável pelo estudo, são os consumidores mais velhos, entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais esta preferência pela ida às lojas físicas (86%). As grandes superfícies/centros comerciais (71%) e os super e hipermercados (70%) são os espaços físicos apontados como os mais procurados pelos consumidores, seguidos pelas grandes superfícies especializadas (51%), pelas lojas de comércio local/tradicional (45%) e pelas feiras e mercados de Natal (25%).
A nível regional, os dados do estudo revelam que os indivíduos do sul procuram mais os centros comerciais (73%) para fazer as suas compras, enquanto os residentes do centro do País optam mais pelos super e hipermercados (72%). Já a Norte, além destas opções, os inquiridos darão maior preferência por comprar nas lojas de comércio local (48%).
Apesar desta preferência pelas lojas físicas, mais de metade (53%) dos inquiridos revelou que fará igualmente compras em lojas online, prevendo gastar em média 135 euros nestes canais (mais 20 euros do que no ano passado). Os marketplaces (63%) serão as plataformas mais procuradas por estes consumidores, mais do que os sites das marcas (52%).
Os consumidores jovens, dos 18 aos 34 anos, são os que exploram mais esta o canal online (62%), enquanto apenas 4% dos entrevistados disse ter preferência pela venda directa ou por catálogo.