84% dos portugueses tenciona comprar na Black Friday
Falta cerca de um mês para a Black Friday, que este ano se assinala a 27 de Novembro, e já há portugueses a pensar sobre este dia. Um estudo realizado pela Worten em parceria com a Netsonda mostra que 84% tenciona comprar na Black Friday, sendo que a média em termos de gastos previstos ronda os 320 euros por pessoa (um aumento de 17 euros face a 2019).
O mesmo estudo mostra que os portugueses estão cada vez mais adeptos das compras online: 36% tenciona comprar exclusivamente através de plataformas de comércio electrónico, o que compara com os 14% registados no ano passado.
No sentido inverso, a intenção de compra exclusivamente em loja física caiu 11% para 12%. No ano passado, 23% dos portugueses pretendia comprar durante a Black Friday apenas em lojas com paredes e tecto.
«O contexto da pandemia acelerou muitíssimo o consumo online, quebrando barreiras nos hábitos de compra de milhares de portugueses. Acreditamos que essa tendência veio para ficar e prova disso é o facto de, durante a próxima Black Friday, quase 40% dos portugueses admitir comprar exclusivamente online», comenta Inês Drummond Borges, directora de Marketing da Worten.
Os produtos de tecnologia continuam a ser os mais procurados pelos consumidores, que aproveitam esta época de descontos para comprar um novo computador, por exemplo. A maioria (77%) associa a Worten a esta campanha e 48% recorda a marca em top of mind.
«Sendo a Worten a marca top of mind dos portugueses relativamente a esta campanha, estamos a contar com um aumento significativo das vendas em Worten.pt, ao longo do mês de Novembro», acrescenta Inês Drummond Borges, adiantando que a campanha de Black Friday se estende este ano a todo o mês de Novembro. Desta forma, esperam evitar picos de afluência para que as comrpas possam ser feitas em segurança.
Os homens continuam a ser os que tencionam gastar mais em compras na Black Friday, com 87% dos inquiridos a admitir comprar para eles próprios. Além de tecnologia (55%), os portugueses querem comprar produtos de moda e acessórios (49%) e electrodomésticos (36%).