83% dos portugueses vai comprar material escolar em grandes superfícies

O regresso às aulas aproxima-se a passos largos e está na altura de começar a preparar o próximo ano lectivo. De acordo com um estudo realizado pelo Observador Cetelem, a maioria dos portugueses (83%) pretende comprar o material escolar necessário em grandes superfícies, ou seja, hiper/supermercados. Trata-se de um aumento de 7% em relação a 2020.

Ainda assim, nota-se uma maior diversificação face ao ano passado: há cada vez mais encarregados de educação a recorrer a diferentes canais para encontrar todos os materiais de que as crianças e jovens precisam.

As livrarias e lojas especializadas ocupam o segundo lugar de preferência (52%), verificando-se uma ligeira descida de 1%. Por outro lado, as papelarias tradicionais registam um aumento de 14%, sendo o local eleito por 50% dos inquiridos.

Em termos geográficos, os pais e tutores na Grande Lisboa (85%) e na região Norte (91%) são os que mais optam pelas grandes superfícies comerciais. Na região Sul, destacam-se as papelarias (80%).

Segundo o Obvervador Cetelem, à medida que os alunos avançam nos ciclos de ensino, também a tendência se altera: a procura por livrarias/lojas especializadas vai aumentando, passando de 30% no pré-escolar para 48%, 52% e 58% no 1.º, 2.º e 3.º ciclos, respetivamente, 63% no secundário e 65% no ensino superior.

O que está na lista de compras?

O mesmo estudo revela que a a maioria dos encarregados de educação começa a fazer as suas compras duas semanas antes das aulas iniciarem. Mas quais são os artigos que colocam no carrinho? O material escolar considerado essencial, como como mochilas, cadernos, canetas e lápis, compõe a primeira categoria da lista para 98% dos inquiridos.

Logo depois surgem o equipamento para a realização de educação física (84%), artigos de vestuário e calçado para o dia-a-dia (72%) e material de apoio didáctico extra (64%).

Além disso, 58% dos encarregados de educação tenciona comprar produtos tecnológicos, 17% planeia comprar mobiliário, 7% quer comprar bicicletas/trotinetes e 6% scooters/automóveis.

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