81% dos consumidores são clientes omnicanal
Embora o comércio electrónico tenha disparado no último ano, como consequência da pandemia de Covid-19, os consumidores ainda olham para as lojas físicas e mostram interesse na experiência de compra proporcionada por este tipo de estabelecimentos. Dados da YouGov mostram que 81% dos adultos, a nível global, comprou em lojas físicas e canais online, nos últimos três meses.
Esta é uma tendência transversal a todos os mercados analisados, sendo que apenas o Reino Unido apresenta níveis ligeiramente inferiores de omnicalidade: é o país com mais pessoas a comprar apenas online. Quanto ao comércio físico, a Austrália destaca-se como o país onde mais pessoas compram exclusivamente em lojas com paredes e tecto.
Ainda assim, no geral, pelo menos três em cada quatro adultos, nos 17 mercados analisados, compraram em ambos os canais no período considerado.
Segundo o WARC, que dá conta dos dados da YouGov, as marcas devem apostar na integração dos diferentes canais, garantindo que os clientes têm uma experiência satisfatória e alinhada em todos eles. “Por exemplo, os membros NikePlus podem desbloquear recompensas e experiências, tanto na aplicação como na loja”, indica o WARC.
Além disso, promover a conveniência dos canais digitais também pode ajudar as marcas a ganhar novos clientes nas suas novas plataformas. Deste modo, deverão conseguir criar uma experiência mais completa e em que todos participam.