81% dos consumidores está disposto a pagar mais por um produto novo que os satisfaça
O mais recente estudo desenvolvido pelo prémio Produto do Ano, que distingue, precisamente, produtos e serviços pela sua inovação, revela o que os portugueses mais valorizam no que diz respeito à inovação de novos produtos.
Os resultados demonstram que 89% dos portugueses gosta de experimentar novos produtos e 81% está disposto a pagar mais por um produto novo que os satisfaça. No entanto, 32% afirma que não existem muitos novos produtos no mercado. Quando questionados sobre a inovação dos mesmos, 63% dos inquiridos mostra-se também disposto a pagar mais por um produto que é mais inovador do que aquele que geralmente compra.
Este estudo contempla também a importância do selo “Produto do Ano” para os consumidores. A pesquisa revela que 81% dos portugueses já viu o símbolo “Produto do Ano” em produtos quando fazem compras e 62% afirma que ver um produto com o selo “Produto do Ano” motiva a comprar esse mesmo produto.
Além disso, 49% das pessoas concorda que os produtos com o selo “Produto do Ano” são as melhores novidades lançadas no mercado e que estaria disposta a mudar a sua marca habitual para outra que tenha produtos com este selo. Da mesma forma, 46% dos inquiridos revela que sempre que pode, compra produtos que receberam a distinção do sistema de avaliação.
«Este estudo põe a descoberto os principais factores que os portugueses privilegiam no momento de escolherem as suas compras. É interessante perceber que a grande maioria dos consumidores gosta de experimentar novos produtos. Do ponto de vista das empresas, é também importante entender o que as pessoas procuram e valorizam nos produtos que compram e consomem», comenta, em comunicado, Sónia Cardoso, Mmanaging partner do Produto do Ano.