8 tipos de empreendedores
É mais visionário ou investidor? Fruto de um golpe de sorte ou sempre à procura de uma oportunidade? A Adecco Portugal acredita que são oito os tipos de empreendedores que podemos encontrar no mercado, cada um deles com vantagens e desvantagens. Em qualquer caso, a empresa sublinha que os empreendedores são essenciais à sociedade e ao mundo dos negócios, uma vez que actuam na mudança de paradigma, evolução e melhoria das empresas através de soluções inovadoras. Além disso, são um importante motor da cultura de consumo.
Eis os oito tipos de empreendedores identificados pela Adecco Portugal:
1 – O empreendedor visionário. Aquele que se atreve em qualquer sector. Não tem medo do fracasso e, por isso, está constantemente à procura de novas ideias. É passional e vocacional, persuasivo e comunicativo, embora possa parecer instável;
2 – O empreendedor por necessidade. Procura novos rumos para poder criar uma mudança profissional, já que geralmente está insatisfeito com a sua actual profissão. Também pode ser alguém que precisa de uma ocupação e, portanto, procura iniciar o seu próprio negócio. Normalmente, é tenaz e constante na procura de um bom plano. Antes de empreender com sucesso, precisa de desenvolver a sua personalidade empreendedora;
3 – O empreendedor investidor. Tem capital e decide criar uma empresa. A rentabilidade do seu investimento é o seu objectivo máximo. Tem mais medo do risco e isso pode impedir alguns projectos;
4 – O empreendedor que procura oportunidades. Racional e analítico, pode tornar-se muito frio e calculista. Mesmo assim, geralmente, são muito versáteis;
5 – O empreendedor por acaso. A sorte desempenha um papel importante neste tipo de empreendedor. Está no lugar certo na hora certa. Mas ele não tem medo de mudanças ou retrocessos. Ele sabe aproveitar para empreender;
6 – O empreendedor especialista. Aproveita os erros dos outros para encontrar uma oportunidade para o seu negócio. Ele pode não ter uma óptima ideia, mas sabe aproveitar as lacunas nas outras ideias. Como especialista numa área, geralmente precisa de apoio de outras;
7 – O empreendedor persuasivo. Perseverante e constante, tem boas habilidades de comunicação. Geralmente, já tem prestígio dentro do seu sector. Acredita muito no seu projecto e em si, o que faz com que os outros também acreditem. Mo entanto, peca por não se concentrar o suficiente no seu objectivo: a empresa;
8 – O empreendedor intuitivo. Segue os seus impulsos. Tem empatia e geralmente sabe ouvir. A paixão é um dos seus pontos fortes e, portanto, sabe como arriscar. Mas isso é o que pode gerar um sentimento de vertigem nos outros.