8 anos: Intimina alerta para o longo período de diagnóstico da endometriose nesta campanha

Março é considerado o Mês Amarelo, o mês mundial de consciencialização da endometriose, e, de forma a sensibilizar a população para o tema, a Intimina decidiu lançar uma campanha que alerta para o longo período de diagnóstico desta doença – que leva, em média, oito anos.

“The Wait” é o mote da acção publicitária que tem como protagonistas, simbolicamente, meninas de oito anos e que pretende dar a conhecer mais sobre esta doença que pode afectar a mulher física e psicologicamente.

Nesta campanha internacional, as meninas utilizam palavras reais de mulheres adultas que passaram vários anos das suas vidas à espera do diagnóstico certo. Apesar de a espera média para a avaliação ser de oito anos, há relatos de mulheres que esperaram até 30 anos para conhecer o diagnóstico.

«Foram 18 longos anos de espera em que a dor fazia parte do meu dia-a-dia. Em 2009, fui operada de urgência, onde me retiraram as duas trompas de Falópio e tive de me despedir da possibilidade de ser mãe. Apesar disso, sei que a operação me salvou a vida», relata, em comunicado, Irene Aterido, sexóloga e especialista em ciclo menstrual da Intimina.

Os sintomas comuns são dor pélvica frequente, dor durante a relação sexual ou dor antes e durante a menstruação. Também pode haver uma mudança nos hábitos intestinais, cansaço e dificuldade em engravidar.

«Na Intimina queremos que seja um incentivo para trazer ao de cima o tema da endometriose. É inaceitável que as mulheres sofram durante décadas e tenham de esperar tanto tempo até receber a ajuda certa. No século XXI, e com todos os avanços médicos, é preciso priorizar esta doença e sensibilizar, não só as mulheres, como toda a população para esta doença, que tem fortes consequências não só a nível físico como psicológico», salienta Pilar Ruiz, responsável de Marketing e Comunicação da Intimina.

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