79% dos consumidores acredita que as marcas deviam combater a desinformação

A maioria das pessoas considera que a desinformação é um problema da sociedade actual. Um estudo realizado pela Yext junto de mais de 6 mil consumidores em França, Alemanha e Reino Unido mostra que 92% concorda que a propagação de conteúdos incorrectos, enganadores ou desactualizados se tornou uma questão que é preciso resolver.

O mesmo estudo, “Searching for Trust”, revela que 66% espera que a desinformação se torne um problema ainda maior no futuro, sendo que a pandemia de COVID-19 veio acelerar este sentimento: 53% está mais preocupado agora do que antes da crise sanitária. Como resolver? 79% acredita que as marcas devem desempenhar um papel activo no combate à desinformação, levando o tema mais a sério.

Na mesma linha, 47% dos inquiridos afirma que as marcas têm dificuldades em disponibilizar a informação necessária online. Grande parte (45%) culpa as marcas pela desinformação que lhes chega, em vez de olhar para o motor de busca ou para o browser de internet, por exemplo.

Respostas erradas em resultados de pesquisa podem prejudicar a confiança e, em última instância, provocar a perda de receitas, alerta a Yext. Citado pelo WARC, o managing director Jon Buss acrescenta que a desinformação se transformou numa área fundamental para a confiança.

«Com mais consumidores à procura online de respostas sobre as marcas e sobre produtos, as expectativas sobre a exactidão daquilo que vão encontrar tornaram-se maiores do que nunca», aponta o responsável da Yext.

Artigos relacionados