78% dos portugueses vê reviews antes de comprar um produto

Saber o que outros pensam sobre o produto que tencionam comprar é muito importante para grande parte dos portugueses. Um estudo realizado pela Netsonda e Produto do Ano indica que 78% tem por hábito ler ou ver reviews online antes de tomar uma decisão de compra, sendo que 52% confia tanto na avaliação online como numa recomendação pessoal. Um número semelhante (48%) confia mais nas recomendações pessoais.

O estudo, realizado junto de uma amostra de 300 consumidores, revela que 46% dos inquiridos é muito permeável à classificação geral de estrelas. Por oposição, 22% não liga a esta avaliação. Há ainda quem seja influenciado pelo sentimento das reviews (39%) e quem dê mais valor aos testemunhos mais recentes (47%).

62% dos inquiridos já fez uma crítica online dando conta da sua experiência de compra. A maioria (51%) diz fazê-lo com todas as compras, ao passo que 35% só o faz se a experiência for positiva. Por outro lado, 14% só faz uma review se algo tiver corrido mal.

O mesmo estudo sublinha que para 76% dos portugueses é muito importante a informação que as marcas disponibilizam no Instagram (apenas 6% não concorda).

Ainda sobre redes sociais, Facebook e WhatsApp são as plataformas mais utilizadas em Portugal, ambas apontadas por 86% dos inquiridos. Seguem-se Facebook Messenger (75%), Instagram (70%), Twitter (28%), Pinterest (14%), Snapchat (12%) e Linkedin (10%). Por outro lado, WhatsApp, Instagram e Facebook são, por esta ordem, as redes sociais onde os portugueses passam mais tempo: são visitadas a cada duas/três horas ou a todas as horas.

A maioria dos inquiridos acede a conteúdos online através de smartphone (86%) ou portátil (71%). Só depois surgem o computador de secretária/desktop (42%) e o tablet (37%).

Artigos relacionados