78% dos portugueses revela preocupação em relação à IA

Portugal destaca-se como o país incluído num estudo da Marco onde os inquiridos expressaram um maior nível de preocupação (78%) sobre a possibilidade de a IA criar preconceitos e outros comportamentos de risco. Além disso, 74% dos inquiridos nacionais acredita que a IA vai substituir trabalhos e 60% acha que é uma ameaça à humanidade. Ainda assim, a maioria (72%) mostra-se confiante de que a IA irá facilitar a vida.

O 3º Relatório Global de Consumo Marco 2024 foi realizado de Dezembro de 2023 a Janeiro de 2024, com uma amostra total de 7.300 consumidores, de 11 países (Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA), em parceria com a CINT.

No que diz respeito à aplicação da IA nos diversos sectores sócio-económicos, apenas 17% dos portugueses sabe que pode também ser utilizada na agricultura, em comparação com 68% que sabe que pode ser utilizada na escrita de textos e criação de conteúdos.

E é precisamente na escrita de textos, sobretudo de notícias, que os portugueses estão mais preocupados: 84% dos inquiridos acredita que com a IA o perigo de difusão de notícias falsas aumenta e mais de metade (60%) afirma que não confia em notícias que foram escritas com recurso a inteligência artificial.

A nível global, o cenário é muito semelhante. Uma média 72% dos participantes no inquérito a nível global receia que a inteligência artificial possa vir a substituir trabalhos nas mais diversas áreas económicas, uma lista onde Portugal aparece em terceiro lugar, apenas atrás da África do Sul, Espanha e México, e a par do Reino Unido.

No entanto, apesar das preocupações, a maioria dos inquiridos (68%) a nível global continua optimista quanto ao potencial da IA para simplificar e melhorar as suas vidas. Em particular, os brasileiros encabeçam a lista (87%) como os mais optimistas, abraçando o poder transformador da IA, enquanto os americanos aparecem como os mais cautelosos (57%), reflectindo uma maior relutância em relação à tecnologia.

No que diz respeito às ferramentas de IA mais populares, a maioria dos consumidores (59%) reconhece o seu papel na escrita de textos, seguido da criação/edição de imagens (58%). Os inquiridos estão menos conscientes da utilização da IA na indústria automóvel (40%), na educação (43%), no campo da medicina (37%), na agricultura (19%) e na pecuária, e ainda menos (11%) citam outras aplicações.

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