770 mil passageiros tiveram voos atrasados ou cancelados em Setembro
Dos 1,9 milhões de passageiros que partiram de Portugal, no mês de Setembro, cerca de 771 mil sofreram algum tipo de perturbação no seu voo, seja cancelamentos ou atrasos, segundo os dados da AirHelp. Desses, cerca de 84 mil terão direito a compensações, garante a organização especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos.
Os números mostram que os aeroportos europeus continuam a atravessar alguns problemas, que já persistem desde há alguns meses, e os aeroportos nacionais não são excepção. «O Verão de 2022 foi intenso no que respeita a perturbações em voos, situação provocada principalmente pelas greves convocadas por trabalhadores do sector aéreo. De Maio a Agosto deste ano, voaram desde Portugal um total de 7,4 milhões de passageiros. Destes, 2,8 milhões viram o seu voo cancelado ou atrasado, fazendo com que 267 mil passageiros [ou 38% do total] ficassem elegíveis na obtenção de uma compensação económica», sublinha a AirHelp em comunicado.
Por sua vez, na Europa viajaram 310 milhões de pessoas entre Maio e Agosto, dos quais 8 milhões podem solicitar uma compensação, explana a organização. «Este é um número elevado mesmo quando comparamos com o mesmo período pré-pandémico (2019) em que o número de afectados ascendeu aos seis milhões de passageiros», refere Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista em direitos dos viajantes.