77% dos encarregados de educação considera tecnologia importante mas 27% dos alunos não tem computador próprio

O estudo “Observador Cetelem Regresso às Aulas 2021” indica que, para 77% dos encarregados de educação em Portugal, os equipamentos tecnológicos são importantes no ensino. No entanto, a mesma análise indica também que 27% dos inquiridos afirma que os estudantes a seu cargo não têm computador próprio.

A idade é o principal motivo apontado por parte dos encarregados de educação cujos filhos (ou outros estudantes a cargo) não têm um computador (52%), seguindo-se a falta de capacidade financeira (24%). Há ainda quem não tenha computador pessoal porque usa o da família (21%).

O computador é, ainda assim, o equipamento tecnológico que mais inquiridos dizem ser úteis para os estudantes (88%), sendo particularmente importantes para os jovens que frequentam o Ensino Superior (96%). As impressoras/multifunções (64%) surgem em segundo lugar, à frente de periféricos como monitores, ratos ou teclados (59%).

Mais de 84% dos estudantes tem, pelo menos, um equipamento, com excepção daqueles que frequentam o Pré-Escolar (53%). No geral, cada estudante tem, em média, 3,3 equipamentos tecnológicos.

Como escolher um computador?

Os encarregados de educação ouvidos pelo Observador Cetelem apontam o preço (17%) e a durabilidade (16%) como as características mais relevantes num computador. Logo depois, surge a capacidade de armazenamento (14%).

Se isso implicasse ter acesso a um computador mais barato, 40% dos inquiridos prescindiria da marca, de acordo com a mesma análise.

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