75% dos portugueses gere conta com o telemóvel

Os dispositivos móveis, como smarpthones ou tablets, são cada vez mais utilizados para gerir dinheiro, realizar operações bancárias e efectuar pagamentos. De resto, 75% dos portugueses já utiliza este tipo de equipamentos para acompanhar as suas finanças e realizar pagamentos, conclui o estudo “Digital Payments” da Visa. Um número próximo da média europeia (77%).

De resto, um dos principais pontos a reter do estudo é que, em média, os portugueses usam tanto os dispositivos móveis para realizar actividades bancárias quanto os utilizadores de outros países europeus. De acordo com o inquérito, 59% dos portugueses verifica o saldo ou acede a outros serviços de home banking através de uma app, enquanto quase metade (48%) recorre aos dispositivos móveis para efectuar compras, números que estão praticamente em linha com a média europeia. «O mesmo se verifica na transferência de dinheiro para amigos e familiares a partir de um smartphone ou tablet (45% dos europeus e 42% dos portugueses)», refere o estudo.

Os millennials – aqui o estudo considera os utilizadores entre 18 e 34 anos – estão na linha da frente no que toca à utilização e gestão de mobile money. 86% dos millennials europeus e 81% dos portugueses afirma utilizar dispositivos móveis para realizar qualquer tipo de actividade bancária, transferências ou monitorizar o saldo.

«Os millennials portugueses também são muito mais propensos à actividade bancária online: 65% dos millennials versus 59% da média portuguesa», realça o estudo. «Estes lideram a população em geral quando se trata de utilizar dispositivos móveis para transferir dinheiro para amigos e familiares com 52% dos portugueses em comparação com 42% da própria média portuguesa», acrescenta.

Não obstante estes dados, 50% dos portugueses inquiridos revelou ter preocupações com a privacidade nos pagamentos digitais, um número acima da média europeia (46%).

O estudo “Digital Payments” foi realizado pela empresa britânica Populus entre os meses de Junho e Julho em 22 países europeus, incluindo Portugal. O tamanho total da amostra foi de 42.308 consumidores, com cerca de 2.000 entrevistados por país.

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