74% dos portugueses desconhece o impacto do colesterol na saúde
Cerca de dois terços da população adulta portuguesa tem o colesterol elevado. Apesar da prevalência deste factor de risco, 74% dos portugueses, ou seja, três em cada quatro, assume que não sabe qual é o valor do seu colesterol. A conclusão é de um estudo encomendado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.
De acordo com o estudo “Os portugueses e o colesterol 2023”, realizado pela GFK Metris, o desconhecimento sobre a doença “é muito expressivo nas camadas mais jovens (18-24 anos e 25-44 anos)”, mas “diminui com a idade dos inquiridos (45-64 anos e 65 e mais)”. De resto, apenas 26% dos inquiridos sabe o seu valor e a relevância que o colesterol tem enquanto factor de risco. A grande maioria dos inquiridos (89%) afirma ainda que o colesterol é uma gordura que circula no corpo e 64% afirma que um valor considerado “normal” é inferior a 190 mg/dL.
Com o propósito de alertar a população para o impacto que o colesterol representa enquanto factor de risco no desenvolvimento das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, a Fundação Portuguesa de Cardiologia lançou a campanha “Maio, mês do coração”. Através desta campanha, a instituição pretende “tornar visível o que não se vê nem se sente – o “mau” colesterol (LDL – low density lipoprotein ou lipoproteínas de baixa densidade) – e que só se vê que está elevado quando são feitas análises para a sua medição”.
A campanha está presente em televisão, rádio e imprensa, além de espaços de grande afluxo populacional (como hipermercados ou eventos desportivos). Integra ainda várias iniciativas, entre as quais a realização de rastreios cardiovasculares em locais públicos e em empresas, uma reunião científica dedicada à temática do colesterol, um torneio de padel e sessões educativas de literacia em saúde.
Veja o filme da campanha: