74% das empresas de alojamento e restauração em Portugal estão fechadas

Grande parte das empresas de alojamento turístico, restauração e bebidas, em Portugal, encontra-se de portas fechadas. De acordo com um inquérito realizado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), entre os dias 1 e 3 de Abril, 74% das empresas não está em funcionamento e 49% adianta que vai avançar para lay-off – sendo que, destas, 70% refere não conseguir pagar os salários de Abril se a Segurança Social não entregar os apoios a tempo.

Já no passado mês de Março, 30% das empresas inquiridas indica não ter conseguido pagar salários. Sobre este mês 63% garante que não conseguirá cumprir com as suas obrigações junto dos colaboradores.

O inquérito revela ainda que 77% das empresas não recorreu a apoios financeiros, embora cerca de 80% estime uma ausência total de facturação (zero vendas) em Abril e Maio. O problema estará no tipo de apoios disponíveis, com 58% das empresas a afirmar que as linhas de apoio financeiro não são adequadas às necessidades.

O inquérito tem por base mais de 1800 respostas consideradas válidas, sendo a maioria referente a alojamento turístico (67%) e as restantes associadas a restauração e bebidas (33%). Grande parte das empresas que respondeu tem sede na Área Metropolitana de Lisboa (36,7%), seguindo-se Norte (18,7%), Centro (17,5%), Algarve (13,7%), Alentejo (7,4%), Açores (1,4%) e Madeira (4,6%).

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...