73% dos portugueses valoriza a ideia de ser proprietário de bens

Quase três quartos dos portugueses (73%) afirmam estar muito apegados à ideia de serem proprietários de bens, conclui o estudo Barómetro Europeu do Consumo do Observador Cetelem 2022. De acordo com os dados, três em cada quatro europeus identificam-se com esta ideia.

Numa perspectiva geracional, verifica-se que os entrevistados mais velhos valorizam mais a propriedade do que os mais jovens. Entre os 17 países europeus onde se realizou o inquérito, a Suécia, a Noruega e, especialmente, a Eslováquia são aqueles onde os consumidores se mostram menos entusiasmados com a ideia de posse, enquanto a Hungria, a Bulgária, Itália e Roménia estão no extremo oposto da escala.

Independentemente da categoria do produto, os europeus também preferem comprar a alugar. Ainda assim, 36% dos entrevistados revela alugar ou emprestar um livro e 33% um videojogo ou uma consola, enquanto 30% demonstra preferência por alugar equipamentos de bricolage. Em contraste, embora a compra de telemóveis recondicionados seja um segmento em rápido desenvolvimento, 92% dos europeus ainda opta por comprá-los novos.

As garantias oferecidas pelos retalhistas e pelas marcas desempenham um papel essencial no estabelecimento de relações de confiança com os consumidores. Para 30% dos entrevistados, a falta de garantia é o principal motivo para não comprar produtos usados. Em seguida na lista vem o pensamento de comprar um produto que já foi usado por outra pessoa (26%), seguido do desejo de comprar algo novo (25%).

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