72% dos portugueses faz compras online pelo menos uma vez por mês
São mais de 5,2 milhões os portugueses que fizeram compras online em 2022. Este valor representa 61% da população com mais de 15 anos, revela o Barómetro e-Commerce da Marktest. De acordo com as duas vagas da análise, este valor manteve-se estável ao longo do ano, mas os indicadores da segunda vaga de 2022 demonstram que a frequência de compra continua a aumentar.
Neste sentido, 72% dos portugueses que compra online assume já fazê-lo, em média, pelo menos uma vez por mês. Na comparação entre os valores do final de 2021 e do final de 2022, este registo representa um crescimento de perto de 311 mil no universo de compradores que adquirem produtos ou serviços em plataformas digitais pelo menos uma vez por mês (1.1 pontos percentuais).
Outro indicador do Barómetro que confirma a tendência de crescimento na frequência de compra é o resultado da resposta à pergunta sobre qual o tempo decorrido desde a última vez que tinham comprado online, na altura em que respondiam ao inquérito: 94% dos inquiridos que diz ter o hábito de comprar online assumia ter comprado algo em plataformas digitais no último mês. Entre estes, 61% dizia mesmo ter feito compras online na semana anterior.
Na análise aos locais onde preferem receber as compras efectuadas online, revela-se também uma tendência de decréscimo na preferência pela recepção em casa: se no final de 2021, ainda com o efeito da pandemia bem presente, 78,5% dos inquiridos referiam essa preferência, agora esse valor recuou 4.6 pontos percentuais para 73,9%. Em sentido contrário, a preferência por receber as compras no trabalho (14,9%) ou em pontos de levantamento (6,4%) estão em alta.