72% dos CMOs está a aumentar os investimentos em inovação
Um estudo realizado pela Gartner mostra que quase dois terços (72%) dos Chief Marketing Officers (CMO) aumentaram o investimento em inovação ao longo do último ano. Muitos deles consideram, aliás, que este será o principal caminho para o crescimento das suas marcas e negócios.
A mesma análise, reportada pelo site Marketing Week, indica que a inovação responde, agora, por mais de 20% do total do orçamento de marketing. No entanto, embora a grande maioria tenha reforçado o investimento nesta área, 91% dos 400 CMOs inquiridos diz ter dificuldades em medir o impacto desta aposta.
O estudo, realizado com base nas respostas de directores de Marketing do Reino Unido, França, Alemanha e América do Norte, mostra ainda que as expectativas estão a sair goradas em muitos dos casos: 83% afirma que a inovação não gerou os resultados esperados. O problema estará logo no ponto de partida, já que os CMOs nem sempre terão claro o conceito e o significado de inovação no marketing.
Ewan McIntyre, co-Chief of Research e vice-presidente da Gartner Marketing, explica que a palavra “inovação” enfrenta os mesmos problemas que o termo “agilidade”. «Existe um desacordo significativo sobre o que significa inovação», sublinha o responsável.
«Isto não são apenas discussões de semântica – as definições importam para cumprir objectivos de negócio relacionados com inovação. Compreender mal o que significa a inovação para a sua organização tem consequências que impactam a abrangência, a intenção e o resultado das actividades», acrescenta Ewan McIntyre, citado pela mesma publicação.