72% dos Millennials acredita que nunca conseguirá comprar tudo aquilo que gostaria
O estudo “State of Consumer Banking & Payments”, desenvolvido pela tecnológica Morning Consult, revela que 72% da população norte-americana pertencente à geração Millennial afirma que nunca conseguirá ter uma situação financeira estável o suficiente para adquirir todas as coisas que gostaria. Cerca de metade (46%) destes inquiridos admite que as finanças controlam a sua vida e que, mesmo que consiga poupar dinheiro, não durará muito tempo.
As conclusões demonstram também que, face a outras gerações, os Millennials (tipicamente aqueles nascidos entre 1981 e 1996) são quem “mais vezes” ou “sempre” tem pagamentos em atraso (38%), em comparação com 25% de todos os adultos norte-americanos. As razões apontadas para este cenário prendem-se com a mudança sentida na economia dos EUA após o 11 de Setembro, a crise financeira mundial e, actualmente, a recessão derivada da pandemia, a inflação e os níveis recorde de dívidas estudantis. Tudo isto antes de esta geração ter chegado sequer aos 40 anos.
Dos inquéritos feitos a mais de duas mil pessoas nos EUA, com mais de 18 anos, entre Junho e Dezembro de 2021, a Morning Consult retira algumas conclusões que a Fast Company, que compartilha os resultados, apelida de “irónicas”: os Millennials, mais do que qualquer outra geração, são quem mais tem objectivos financeiros. Estes passam por ter poupanças destinadas a emergências ou com a finalidade de comprar uma casa. Além disso, também pensam em criar um negócio próprio.
Contudo, realça a empresa tecnológica, estas pessoas têm, por norma, dificuldade em focar-se naquilo que pretendem. Como tal, é muito mais provável um Millennial ser detentor de criptomoedas do que um Baby Boomers ou membro da Geração Z. Também é mais provável que os Millennials recorram a serviços financeiros alternativos, nomeadamente, aqueles que não estão assegurados pelo governo.