70% das impressões do TikTok surgem do feed ‘Para ti’

Um relatório da Metricool conclui que mais de 70% das impressões de vídeo provêm do feed “Para ti”, depois de analisar mais de 85.000 contas do TikTok, pessoais e profissionais. Além disso, as contas mais pequenas obtêm mais impressões a partir do feed “Para ti”.

A Metricool apresentou o estudo TikTok 2024, que analisa as tendências da rede social através de dados. Qual o formato que domina a plataforma? Qual a duração ideal dos vídeos? Qual a fonte de tráfego que gera mais impressões? Estas são algumas das questões respondidas por esta análise.

O formato natural do TikTok é o preferido das contas, que publicam uma média de 2,62 vídeos por semana. No caso dos perfis com maior número de seguidores, a média é de quase um vídeo por dia, tanto para contas pessoais como profissionais. Com isso, eles também conseguem ser o formato que recebe mais interações, superando imagens e carrosséis em quase 60%.

As imagens e os carrosséis, por outro lado, ainda são um formato “desconhecido” para os utilizadores e para as marcas: mal chegam a uma média de uma publicação por semana.

Embora os vídeos sejam os mais populares em termos de interações, as imagens e os carrosséis estão a ganhar a batalha do envolvimento. Os utilizadores estão mais envolvidos com este formato, o que se reflete nos dados: as imagens e os carrosséis têm uma taxa de envolvimento de 6,46%.

Um dos dados que mais agrada aos criadores de conteúdos, marcas e utilizadores é qual das fontes de tráfego do TikTok atrai mais impressões para as suas publicações. A conclusão é o feed “Para ti”, no qual o TikTok recomenda conteúdos que podem interessar aos utilizadores, que gera mais impressões, com mais de 70%.

Estes dados evidenciam também a presença e a importância do algoritmo do TikTok. É nas contas com menor número de seguidores que o feed “Para ti” tem mais destaque: 78,11% das impressões em vídeos e 84,16% em imagens e carrosséis.

O algoritmo da rede social continua a dar prioridade à qualidade do conteúdo em detrimento do número de seguidores da conta.

Além dos novos formatos que estão a aparecer na rede, existe um pormenor a ter em atenção para perceber como o TikTok mudou: a duração dos vídeos.

Os dados mostram que já pouco resta dos micro-vídeos dos primeiros tempos. Atualmente, os vídeos que têm mais visualizações são os que duram entre 2 e 5 minutos, tanto nas contas profissionais como nas pessoais.

Isto significa que há uma mudança nas preferências dos perfis que partilham conteúdos? Sem dúvida, mas também na forma como os utilizadores consomem, que procuram conteúdos mais longos que lhes tragam valor. De facto, os vídeos mais curtos, de 1 a 10 e de 11 a 30 segundos, são os que obtêm menos visualizações.

Para este estudo, a Metricool analisou 87.600 contas pessoais e profissionais, 1.001.817 vídeos TikTok e 73.388 imagens e carrosséis.

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