7 produtoras de vinho homenageiam Amália Rodrigues com produção única

Combinando a tradição do fado com a paixão pela viticultura, sete produtoras aceitaram o desafio da Fundação Amália Rodrigues para produzir um vinho evocativo do centenário de nascimento de Amália.

Rita Nabeiro da Adega Mayor, Francisca Van Zeller da Van Zellers & Co, Maria Manuel Maia da Poças, Luísa Amorim da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Rita Pinto da Quinta do Pinto, Mafalda Guedes da Sogrape e Catarina Vieira da Herdade do Rocim juntam-se numa iniciativa, cuja receita reverte para a Fundação Amália Rodrigues através do lançamento de Amálias 100.

O dinheiro angariado será utilizado para as instituições que a Fundação apoia tal como a Casa do Artista, e ainda para obras de recuperação da casa de Amália Rodrigues. Amálias 100 é um vinho tinto da colheita de 2020 (ano do centenário de Amália) com castas de diversas zonas do País: Touriga Nacional (27%), Alicante Bouschet (26%), Alfrocheiro (20%), Touriga Franca (13%), Trincadeira (7%) e Field Blend Vinhas Velhas (7%).

Cada lote esteve em estágio em madeira num processo conduzido por uma equipa de enologia composta por Beatriz Cabral de Almeida, Carlos Rodrigues e Jorge Alves ao longo de 18 meses. Seguiram-se 12 meses de estágio em garrafa.

Este vinho acompanhado por uma caixa uma edição limitada a 1920 garrafas Magnum (ou 1,5L) estará disponível em canais especialistas, lojas próprias, garrafeiras e restauração.

Artigos relacionados